terça-feira, 1 de maio de 2012

Biografia dos Irmãos Wright

Inventores e aviadores norte-americanos, considerados pelos compatriotas os pioneiros da aviação. Orville Wright nasceu em Dayton, Ohio, no dia 19 de agosto de 1871. Já o irmão, Wilbur Wright, nasceu em Milville, no estado de Indiana, no dia 16 de abril de 1867.

Eles cresceram em Dayton, Ohio, onde abriram em 1882 uma companhia de manutenção, design e fabricação de bicicletas (a Wright Cycle Company), operando a companhia até 1909.

A aventura dos irmãos Wright começou no ano de 1896, quando leram nos jornais da época a história da morte do piloto de planador, o alemão Otto Lilienthal (1848-1896). Eles acreditavam que a morte tinha se dado devido a falta de controle sobre o aparelho, sendo assim, começaram a pensar em um modelo de sistema de controle para uma aeronave. Começava assim um longo período de pesquisas e estudos.

O primeiro a pensar em construir um avião, na década de 1890, foi Wilbur. Wilbur passava horas observando o vôo de falcões, até que percebeu que, para ter total controle da inclinação, a ave elevava uma das asas e abaixava a outra. Os irmãos chegaram à conclusão de que o maior desafio seria controlar o avião no ar com a mesma presteza. Foi em 1899, ao atender uma cliente da loja de bicicletas, que Wilbur, ao torcer uma caixa de tubo, percebeu como conseguiria o controle lateral em planadores. Ele tinha acabado de inventar o sistema de torção de asa, que, junto com os lemes, garantiria o controle dos vôos. 

Os primeiros testes foram realizados em 1900, com planadores. Os irmãos escolheram a pequena cidade de Kitty Hawk, na Carolina do Norte (EUA). Kitty Hawk foi escolhida por causa dos ventos constantes e do solo arenoso, que tornava o pouso mais suave. Conseguiram chegar a um modelo que voava por pouco tempo, mas tinha bom controle de direção. No ano seguinte, eles testaram um novo planador. Total decepção: os controles não funcionaram tão bem e a aeronave mal pôde se erguer do solo.

Apesar do desânimo da falha dos primeiros testes, os irmãos Wright não desistiram. Eles testaram mais de 200 tipos diferentes de asas e construíram um túnel de vento para descobrir qual asa conseguiria ter uma maior ascensão. Os irmãos Wright construíram seu terceiro planador baseado nos resultados do túnel de vento. A aeronave produziu o levantamento esperado, mas ainda era difícil de controlar em uma curva. Eles decidiram então fazer uma cauda móvel para o planador, assim, resolvendo o problema. Os irmãos realizaram diversos vôos com a aeronave, alcançando 600 pés de altitude.


Após o sucesso dessa experiência, Wilbur e Orville decidiram planejar uma aeronave motorizada. Os irmãos começaram então uma série de estudos, pesquisas e contatos com fábricas para a construção de uma aeronave. Enfim, decidiram construir eles próprios o motor para sua aeronave, que ficou pronta no outono de 1903. Devido a alguns problemas mecânicos, os testes só começaram a ser realizados no início de dezembro. Assim, no dia 17 de dezembro de 1903, os irmãos conseguiram realizar seu primeiro vôo controlado e motorizado, no avião batizado de Flyer I, que permaneceu no ar por 12 segundos.Quando Santos Dumont pôs no ar o seu 14 Bis, em 23 de outubro de 1906, e percorreu 60 metros, os irmãos Wilbur e Orville Wright já haviam feito vôos controlados de 39 quilômetros. O feito dos irmãos americanos não teve o reconhecimento público imediato porque não foi presenciado por muitas testemunhas, apenas por alguns salva-vidas e um agente dos Correios. Wilbur Wright faleceu em Dayton, no dia 30 de maio de 1912 e Orville Wright, também em Dayton, faleceu no dia 30 de janeiro de 1948.

Nenhum comentário:

Postar um comentário