terça-feira, 1 de maio de 2012

Biografia de Santos Dumont

Alberto Santos Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873 na cidade de Palmira, Minas Gerais. Foi um aeronauta, esportista e inventor brasileiro. No dia 20 de setembro de 1898 realizou o primeiro vôo de um balão com propulsão própria. O sucesso de Santos Dumont chamou a atenção do milionário Henry Deutsch que no dia 24 de março de 1900 ofereceu um prêmio de cem mil francos a quem partisse de Saint Cloud, contornasse a torre Eiffel e retornasse ao ponto de partida em 30 minutos, Santos Dumont fez experiências com os protóticos de número 4 e 5.

Em 19 de outubro de 1901 cruzou a linha de chegada com o número 6, mas houve uma grande polêmica devido a um atraso de 29 segundos. No dia 4 de novembro o Aeroclube da França declarou-o vencedor. Além do Prêmio Deutsch recebeu de Campos Salles outro prêmio no mesmo valor e uma medalha de ouro. No dia 13 de setembro de 1906, Santos Dumont usou o biplano 14 Bis, fazendo-o subir uma altura bem elevada do solo. No dia 23 de outubro de 1906, Santos Dumont conquistou a taça Archdeacan. Santos Dumont também foi o inventor do relógio de pulso, pois pretendia medir o tempo de vôo de suas aeronaves. Em 1915, retornou ao Brasil, devido ao seu péssimo estado de saúde.

Em maio de 1927, foi convidado pelo Aeroclube da França para presidir o banquete em homenagem a Charles Lindberg, pela travessia do Atlântico, feita por ele próprio, mas recusou o convite devido a seu estado de saúde. Em junho de 1930, foi condecorado pelo Aeroclube da França com o título de Grande Oficial da Legião de Honra da França. Em 1931, esteve internado em casas de saúde em Biarritz, e em Ortez no sul da França. 


Em 1932 ocorreu a revolução constitucionalista, em que o estado de São Paulo se levantou contra o governo revolucionário de Getúlio Vargas. Mas o conflito aconteceu e aviões atacaram o Campo de Marte, em São Paulo, no dia 23 de julho. Possivelmente, sobrevoaram o Guarujá, e a visão de aviões em combate pode ter causado uma angústia profunda em Santos Dumont que, nesse dia, aproveitando-se da ausência de seu sobrinho, suicidou-se, aos 59 anos de idade. 


O médico Walther Haberfield removeu secretamente seu coração e o preservou em formol. Depois de manter segredo sobre isto durante doze anos, quis devolver o coração à família Dumont que não o aceitou. O médico então doou o coração de Santos Dumont ao governo brasileiro. Hoje o coração está exposto no museu da Força Aérea no Campo dos Afonsos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário